sexta-feira, 4 de maio de 2012

Quadra dura ou saibro?

Olá pessoal. Resolvi escrever sobre as diferenças das quadras porque vejo muita gente se questionando na hora de construir uma quadra de tênis. Vou falar dos aspectos gerais, técnicos e financeiros das 2 construções, isso deve ajudar a tomar a melhor decisão.

Lesões:

As quadras de saibro são mais adequadas para crianças e pessoas mais velhas, pois ela permite que você pratique sem sofrer muitos ataques às articulações dos membros inferiores. Por isso vemos senhores de 70, as vezes 80 anos em quadra. As categorias acima de 55 anos sempre sõ disputadas em saibro.

Já a quadra dura agride muito joelhos, tornozelos e pés, por causa do alto impacto e frenagens bruscas em excesso para troca de direção. Uma vantagem em relação ao saibro é que, por ser uma quadra mais veloz, faz com que não haja tantas trocas de bolas, diminuindo o indice de lesão de membros superiores por repetição.

Temperatura:

 As quadras de saibro nesse quesito ficam muito a frente. Como se utiliza o pó de telha para sua construção, no verão pode se molhar bem a quadra e amenizar a sensação térmica sentida. Já na quadra dura temos um agravante. O material utilizado no piso inclui pó de quartzo, que fica parecendo uma lixa, e ele reflete os raios solares, fazendo com que se aumente e muito a sensação térmica. É fácil ver no aberto da Austrália jogadores utilizando colares de gelo e muitas vezes passando mal, tamanha a agressão sofrida por essa quadra.

Desenvolvimento dos jogadores:
  
Recentemente os EUA contartaram Jose Higueras para coordenar o desenvolvimento do tênis de base no país e começaram a implantar quadras de saibro antes em pouquíssimo número por lá. O motivo? o tênis dos EUA está decadente pois os jogadores não sabem pensar, ter recursos, somente batem na bola e hoje em dia os adversários já se adaptaram e lidam bem com esse estilo de jogo. Um jogo no saibro temn mais trocas, por isso é necessário o desenvolvimento de slices para variar, curtas para deslocar, bolas anguladas com o mesmo propósito. O único buraco fica por conta do voleio, que é mais estimulado na quadra dura, mas que pode ser utilizado no saibro e bem trabalhado em treinos de duplas.

Financeiro:

Uma quadra dura custa em média 60.000 reais. Uma de saibro 20.000. a diferença está na manutenção, que a quadra dura necessita de 4 em 4 anos e o saibro todo dia.

Conclusão:

As quadras duras vem sendo adotadas para condomínios ou lugares que não possuem manutenção, mas pelo propósito de desenvolvimento de tenistas é fundamental que se tenham quadras de saibro nas academias onde há jovens praticando, isso ajuda a alavancar e muito o nosso tênis.

Abraços

4 comentários:

  1. Fala Diego ! Legal suas observações.Tá aí um tema muito bom pra desenvolver e que gera muita polêmica. A DECADÊNCIA DO TÉNIS AMERICANO. Acostumado ter de 2 a 3 tenistas no TOP 5 da ATP , hoje é segunda linha do ranking. Mas interessantemente ainda é o lugar onde até mesmo os estrangeiros vão pra desenvolver o potencial.

    ResponderExcluir
  2. Diego teria como me enviar um email diogoveiga@terra.com.br
    gostaria de tirar algumas informações com vc.
    abs

    ResponderExcluir