sábado, 22 de dezembro de 2012

Equipamentos 2013

E aí pessoal, tudo bem?

Ando meio sumido, muita correria pouco tempo pra escrever, até teria bastante assunto mas realmente fica puxado. Esse ano de 2012 foi bem corrido.
Bom, agora no fim do ano fui fazendo meus últimos ajustes nos equipamentos para jogar em 2013. Está quase tudo resolvido, e achei algumas coisas legais que vou passar pra vocês.

   -Raquete: eu sou um cara que experimenta muita raquete, é bem difícil achar uma que me faça parar. Esse ano encontrei 2, só que uma já parou de ser fabricada, é a Head Ti Pro Tour. a raquete era muito boa mas precisava de uns ajustes que me complicaram. Tirei o protetor de cabeça dela para que ela ficasse com um menor swingweight, que é o peso que sentimos na hora do movimento. Com isso comecei a estragar a raquete muito rápido, porque raspo muito a raquete no chão e jogo muito em quadra dura, então em 4 meses minhas 5 raquetes, que já haviam sido adquiridas com um uso razoável, não estavam mais aguentando. Não fosse isso estaria bem com elas, pra quem gosta de raquete de precisão e macia, boa oportunidade, difícil é achar.
   Joguei com alguns modelos, tentei a minha dunlop aerogel 200, a head youtek prestige e youtek ig prestige, que achei muito pior que todas as prestiges anteriores. A prestige perdeu totalmente suas características que eram a precisão absurda e uma sensação de batida seca. A Ig prestige parece de plástico, e a pintura é horrível, descasca passando o dedo, tanto é que o representante da Head no Brasil e também no site internacional não tiveram nem a coragem de me responder quando enviei um email reclamando, por que será né...
   Enfim, no fim do ano resolvi arriscar. Vendi minhas Heads e comprei a wilson blx pro staff 95. Já joguei com raquetes Wilson, sempre achei boas mas elas me machucavam, é característica da Wilson ter raquetes duras. Mas não essa! A raquete me deu a sensação que eu tinha na prestige, uma precisão fora do comum e não me machuca. O que muda um pouco é o padrão de cordas, 16x19 da Wilson contra 18x20 da head no modelo MP, a cabeça é 95 contra 98 da head e o peso de 313 contra 320 da head. existem outras diferenças mas essas são as maiores, mas o resultado agradou. Meu jogo encaixou com bons golpes de fundo, bons saques e excepcionais voleios, que só consegui com as wilson blx blade e com essa. Me lembraram as yonex no voleio que pra mim são as tops pra esse golpe apesar de quase não ver duplistas com elas. Enfim, vale muito o teste dessa raquete pra quem quer agredir sem se machucar e ter controle.
    -Cordas e tensão: a tensão é alho que não mudo muito, coisa de 1 lb pra cima ou pra baixo, salvo quando jogo na altitude. Cordas experimento outras com alguma frequência, assim que vejo alguma novidade que me agrade ou de vez em quando pra inovar.
    Vinha usando a seguinte combinação: Pro´s pro vendetta na vertical e signum pro polyfiber titan na horizontal nos treinos e no jogo costuma ir de typhoon da marca genesis. sempre aumento 2 lbs pra jogar, entao era 52 no treino e 54 no jogo, encordoado na minha máquina.
     Em julho a pro´s pro lançou uma nova corda chamada strategem, e fui experimentar. Fantástica a corda, gostei muito, bem superior a vendetta, mesmo preço ( os preços são ridículos de tao baratos dessas cordas, coisa de 20 euros um rolo de 200m), e passou a ser minha corda de treino, com a polyfiber titan na horizontal. Muitos alunos e amigos pra quem eu faço o encordoamento adotaram também essa corda por sugestão minha e preciso comprar com frequência porque uso muito.
     Também no segundo semestre tive um problema com a loja que eu comprava minhas cordas e fiquei quase 2 meses pra receber minhas cordas, quando normalmente são 20 dias. Eles acabaram me mandando até de graça porque a confusão foi grande mas o que interessa é que eles não estão mais confiáveis como eram antes, e como a minha relação com a pro´s pro é ótima, tudo está sempre perfeito, decidi que iria testar algumas pro´s pro para substituir a polyfiber titan na horizontal. Peguei red devil novamente, cyber power, intense heat, nano cyber power e black warrior. Encontrei! a Black warrior é muito macia, joga bem pra caramba, é barata e sua única diferença é que solta um pouco mais a bola, aí aumentei uma lb na tensão dela e ficou ótima. agora só pros´pro nos treinos.
O site da pro´s pro é www.arfaian.com para quem quiser.
     Nos torneios fui ajustando, usei a corda da yonex um tempo com a pros pro na vertical, era boa mas muito cara e as vezes muito potente. Então resolvi testar cordas mais duras que antigamente me machucavam, já que a minha raquete era aparentemente macia. Testei a focus hex 1.23 full primeiro. Joguei sábado e domingo e meu braço ficou bem estragado. Tentei a plasma pure 1.18. Sábado e domingo, não fiquei com dor após mas senti algumas pontadas no tendão do cotovelo durante o jogo. Aí misturei as 2, plasma pure na vertical e focus hex na horizontal, ficou perfeito! Tive um controle excepcional, e não senti meu braço doer hora alguma. Pra mim é a combinação de 2013 pra torneios. Ainda vou testar a focus hex soft, novidade que diz ser mais macia sem perder as caracteristicas da focus hex, aí posso passar pra ela full ou ate substituir a plasma pure, porque ela é mais barata e dá um pouco mais de spin. Se não gostar é plasma pure com focus hex mesmo!
    Com relação a tensão uma curiosidade: comprei um medidor de tensão chamado mini STT, mas ainda não chegou. Baixei também o racquet tune da apple que mede a tensão pelo barulho da corda, e dizem ser bem preciso. Por esse programa minha libragem deu 39 lbs! terei que calibrar minha máquina se com o outro equipamento confirmar essa informação, mas também mostra que dá pra usar libragens baixar, já que usava 52 na máquina digital. Quando chegar eu confirmo pra vocês. A que treinei 2 dias já está com 31 lbs, o que mostra que ela perde tensão, apesar de terem sido treinos pesados.
    De resto a minha grande surpresa do ano foi o tênis da asics resolution, tanto o 3 como o 4. Comprei 1 e me apaixonei, o tênis é muito macio, o que faz bem pra mim demais. E o modelo de saibro dá muita aderência.

É isso galera, até 2013

Um comentário:

  1. Voce compra as cordas pro pros na arfaian mesmo?achei elas tambem na racquetdepot

    ResponderExcluir